O que é e como calcular a Margem de Contribuição da sua empresa

Neste post vou explicar o que é e como calcular a Margem de Contribuição. E acredite, ela é MUITO importante para o seu negócio.

Talvez você nunca tenha ouvido falar, ou se já ouviu, talvez não tenha certeza do que significa.

Margem de contribuição é o quanto cada produto ou serviço contribui para pagar as despesas fixas da sua empresa.

O que isso quer dizer: quando você recebe um dinheiro, 200 reais por exemplo, você tem R$ 200 na mão, mas na prática, você já não tem mais os 200 reais. Você vai ter que pagar fornecedores, comissões e impostos sobre aquela venda.

Exemplo: eu tenho um cheque de R$ 200,00 de um teclado sem fio que eu vendi.

Estes duzentão foram meu faturamento. Automaticamente, eu pagarei o imposto sobre a nota fiscal – uma parte, nem tão pequena, vai pro imposto que vou pagar mês que vem.

Outra parte, vai para a comissão do vendedor.

E uma grande parcela ainda é o próprio custo do meu fornecedor – o valor que paguei na compra.

Este valor que sobrou, é a Margem de Contribuição.

Eu tinha R$ 200 na mão, mas na prática é como se tivesse 80, ou 100 ou 120, enfim.

Então a Margem de Contribuição é todo o seu faturamento menos os custos variáveis. Custos Variáveis são aqueles custos que estão diretamente atrelados à sua venda (imposto, comissão, fornecedores, matéria prima, taxa de cartão, etc.)

O faturamento que você recebe não quer dizer nada, pois só pelo fato de eu ter recebido os 200 reais, parte do dinheiro já não é meu.

Às vezes você vê uma empresa que fatura R$ 100 mil por mês, mas a margem de contribuição é de apenas R$ 30 mil. A partir destes 30 mil, a empresa precisa pagar todas as despesas fixas, investimentos, empréstimos, etc.

Então toma cuidado porque muitas vezes o faturamento do negócio pode te levar a conclusões erradas!

A margem de contribuição é a base para o cálculo do ponto de equilíbrio – que é o mínimo que a empresa tem que faturar para não ter prejuízo.

Recomendo que você assista os vídeos a seguir para entender perfeitamente sobre o Ponto de Equilíbrio e baixe nosso e-book de Gestão Financeira em 5 Passos.

Grande abraço!

Por Renan Kaminski (monitorando a Margem de Contribuição)

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

compartilhar-face

banner ebook blog

Deixe um comentário!